• Marco Antonio Silva Jorge

Seja ouvido, expanda seu alcance, seu público

Comunicação não se trata apenas de repassar informações ao receptor. A razão pela qual tomamos nosso tempo e falamos ou escrevemos uma palavra é que esperamos que isso tenha um impacto sobre nós ou a outra parte através de comentários ou outras respostas. Sem feedback ou vendo mudanças, nunca podemos ter certeza se nossa comunicação foi eficaz e fomos ouvidos . A comunicação é eficaz quando ouvimos atentamente os outros e, por sua vez, eles nos escutam. Mais importante, deve trazer resultados relevantes para mostrar que fomos ouvidos claramente.





Mas, e se você se encontrar entre as pessoas altas e descobrir que sua voz se afoga na deles? Quando não somos ouvidos, tendemos a recuar e manter-nos ou tentar outras formas de chamar a atenção para nós mesmos. Quando nos sentimos ignorados, relacionamentos feridos e danificados seguem enquanto somos ouvidos nos faz sentir validados e valorizados. No entanto, também é possível ser ouvido, mas não perceber isso porque não recebemos o feedback ou resposta que correspondia às nossas expectativas.


A pessoa do outro lado pode estar tentando se comunicar também e está ansiando por ser ouvida. Portanto, precisamos estar em terreno neutro à medida que nos comunicamos para estar em uma posição que nos permita não pensar apenas em nós mesmos e em nossos interesses, mas também na possibilidade de obter os inesperados, e novos insights. Isso enriquece o processo de comunicação enquanto nos ajuda a crescer.


Como podemos ser ouvidos e expandir nosso alcance usando as mídias sociais?



1. Defina seu público-alvo – entenda quem provavelmente achará suas informações úteis e faça sua presença sentir enquanto trabalha para conseguir seguidores ou construir relacionamentos. Entender seu público-alvo e suas necessidades também ajudará você a conhecer a plataforma de mídia social apropriada para usar para alcançá-los e o momento apropriado para tentar chegar até eles. Use diferentes formas de empacotar sua mensagem para atender às necessidades de vários caracteres dentro de seu público usando texto e multimídia.


2. Construa sua conta – você precisa se tornar conhecido. Envolva-se com as pessoas, siga-as de volta e seja visível. Quanto mais seus seguidores veem seu conteúdo e suas outras atividades, mais eles começam a olhar para a frente para ver mais de você em sua linha do tempo. Poste com a maior frequência possível e certifique-se de que seu conteúdo é bom o suficiente para causar uma impressão duradoura. Isso pode ser confirmado pelo número de ações e compromissos em seus posts.


3. Evite o egocentrismo – como ser humano é fácil sentir que você tem os pontos mais válidos, tem alcançado muito e as pessoas têm muito a aprender com você. Conteúdos que mostrem o interesse excessivo por si mesmo e o autoelogio podem ser uma reviravolta para os leitores. Ele não agrega valor às suas vidas e pode parecer nada além de passar pelo diário pessoal de alguém. Tudo bem compartilhar uma história sobre sua vida aqui e ali, mas que funciona melhor se o seu público tiver algo a beneficiar. Faça isso sobre seu público e suas necessidades e desejos.


4. Mantenha sua mensagem simples, mas cativante – como usamos a linguagem na comunicação é muito importante. O ponto principal na comunicação é garantir que seu público receba a mensagem pretendida. No entanto, às vezes tentamos mostrar nossas habilidades linguísticas e usar jargões que podem confundir nossos leitores ou fazê-los perder o interesse especialmente quando eles não têm tempo para procurar a palavra a partir do dicionário . Seja claro e ao ponto, mas tente não ser chato.


5. Deixe seus seguidores saberem que você está ouvindo eles também – não apenas poste e saia. Seus seguidores podem ter perguntas ou informações valiosas para compartilhar com você. Envolva-se com eles e mostre que você aprecia seu tempo e esforços. Aproveite para acompanhar seus posts sempre que possível e participar de discussões relevantes.


6. Autenticidade – verifique seus fatos antes de compartilhar seu conteúdo. As pessoas vão procurar entender o que você está tentando comunicar e também tentar verificar isso. Informações falsas podem fazer as pessoas questionarem suas verdadeiras intenções que podem arruinar sua reputação se você tiver a sorte de não ser vítima de ataques cibernéticos. Também vai ajudá-lo a mostrar uma vontade de aprender e admitir onde você entendeu mal alguns fatos e corrigir seus erros.


7. Seja paciente – há grandes quantidades de conteúdo gritando por atenção nas redes sociais. A maioria das pessoas, incluindo aqueles que fizeram login para procurar informações úteis acabam procurando histórias divertidas em vez disso. Pode levar tempo para sua conta ser notada especialmente se seu foco não for entretenimento. No entanto, as pessoas eventualmente lhe darão a atenção necessária se você permanecer presente, postar regularmente e apreciar os posts de outras pessoas. Também é importante identificar as preferências do seu público e reempacotar sua mensagem com base neles sem cruzar seus limites se as coisas não parecerem mudar.



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Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

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