• Marco Antonio Silva Jorge

Preparando Campanhas de Tráfego Pago no Facebook para marketing político e campanha eleitoral

Vou começar colocando as regras burocráticas para tráfego pago nas eleições de 2020.

[Os anunciantes que quiserem criar ou editar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política no Brasil precisarão passar pelo processo de autorização e colocar os rótulos de "Pago por" ou "Propaganda Eleitoral" nos anúncios. Isso inclui qualquer pessoa que criar, modificar, publicar ou pausar anúncios que mencionem figuras políticas, partidos políticos ou eleições (incluindo campanhas de incentivo ao voto). Em seguida, os anúncios entrarão na Biblioteca de Anúncios por sete anos.] (fonte https://www.facebook.com/business/help/208949576550051?id=288762101909005)


ALERTA IMPORTANTE! ---- NÃO DEIXE PARA PREPARAR TUDO FALTANDO 1 MÊS ANTES DA ELEIÇÃO! Comece hoje mesmo a preparar sua página de imagem política pessoal como figura pública SEM FAZER QUALQUER MENÇÃO à partido político ou qualquer número, pois assim você tem uma página com AUTORIDADE CONSTRUÍDA para qualquer eleição, NÃO PENSE no curto prazo apenas de uma eleição.



Para esta seção, estou definindo campanhas de tráfego pagos de duas formas. Eu posso pagar para aumentar o alcance das postagens, ou eu posso pagar por tráfego direto para o meu site alvo. Por favor, note que eu apresentei essas informações nessa ordem: impulsionar postagens primeiro e depois pagar pelo tráfego direto.


Há uma razão para isso. Se você não dominar o tráfego do Facebook para suas postagens de página, então não faz sentido ir diretamente ao seu site de destino. Você provavelmente vai gastar uma enorme quantidade de dinheiro, tempo e esforço apenas para ter muito pouco para mostrar para tudo isso.


É melhor impulsionar um post de forma estratégica para que você possa entender que tipo de conteúdo se conecta com seu público-alvo. Em seguida, você poderá direcionar o tráfego para o seu site.


Você está realmente matando vários pássaros com uma pedra. Ao se concentrar em impulsionar um post, você pode obter mais curtidas de página, você pode obter mais oportunidades de imagem e também pode obter cliques no seu site de destino na forma de um link de conteúdo.


É assim que funciona.




Impulsando as postagens



Primeiro, dirija-se a um público parecido com base na demografia do seu insight de usuário. Em outras palavras, o Facebook mostrará seu anúncio a um novo conjunto de usuários que compartilham os mesmos detalhes demográficos e interesses que seus fãs de página atuais. Pessoas com essas semelhanças são mais propensas a gostar do seu conteúdo.




Você não vai pagar o Facebook para mostrar seu post para pessoas que já gostaram da sua página. Em vez disso, você está tentando obter novos olhos para seus posts de página. Você corre um pouco de risco.





Aumentos de postagens de audiência existentes


A próxima opção que você tem disponível para você é impulsionar seu post para pessoas que realmente gostaram da sua página. Estes são seus fãs de página reais. Eles sabem mais ou menos do que você é, eles gostam do seu conteúdo o suficiente para gostar da sua página. Eles estão esperando seu conteúdo.



Infelizmente, como eu disse anteriormente, o Facebook só mostra seu conteúdo para uma pequena fração de pessoas que gostaram do seu conteúdo. A menos que seus fãs selecionem ver primeiro quando quiserem ir na sua página, o Facebook usará seu algoritmo natural para selecionar o grupo inicial de globos oculares que mostrará o conteúdo da sua página.


Se pessoas suficientes se envolverem com seu conteúdo, então o Facebook mostrará ainda mais de seus fãs de página seu conteúdo. No entanto, ele nunca vai mostrá-lo a cem por cento de seus fãs. Isso raramente acontece.


É por isso que é uma boa ideia impulsionar seu post para alcançar mais pessoas que gostaram da sua página. O lado bom disso é que não são virgens. Eles viram sua página. Na verdade, eles viram e gostaram tanto que clicaram no botão Curtir e querem ver seu conteúdo.


Pelo menos você sabe que há algum tipo de interesse lá. Ainda assim, por favor, entenda que, embora haja um certo grau de familiaridade lá, e isso aumenta a chance de que essas pessoas realmente se envolvam com seu conteúdo e possivelmente cliquem no seu site de destino, isso não é exatamente garantido.





Público existente mais seus amigos


Como diz o velho ditado, pássaros se reúnem. Amigos geralmente têm interesses compartilhados. Na verdade, se você pensar sobre isso com força suficiente, essa é a principal razão pela qual nos tornamos amigos em primeiro lugar. Temos certos interesses em comum, temos certas coisas para falar sobre e é por isso que somos amigos. Faz muito sentido, certo?


Bem, você pode aplicar isso ao marketing político do Facebook também porque isso pode produzir uma enorme quantidade de oportunidades de marketing. Como os fãs da sua página também têm amigos no Facebook, você pode comprar um impulsionamento de postagem que mostra seu anúncio não só para seus fãs, mas também para seus amigos.


Este é o meu favorito quando se trata de amplificar a postagem porque é uma maneira barata de obter cliques para o seu site alvo. Você atinge um público muito maior. Por favor, entenda que se sua página tem um número bastante pequeno de curtidas, mesmo se você impulsionar post após post, você só tem uma pequena base para trabalhar.


Agora, se você expandir essa base incluindo seu público existente mais seus amigos, você tem muito mais pessoas para trabalhar. Você está operando com algum nível de confiança porque você sabe que os amigos geralmente têm interesses compartilhados. Isso se traduz em cliques possivelmente baratos para o seu site de destino.


A melhor maneira de fazer isso é postar um link diretamente para o seu conteúdo ou para sua página promocional em seu site com algum conteúdo. Dessa forma, quando alguém clica, ele vai direto para o seu site.


Eles podem ler seu comentário e algum texto de pré-visualização, mas o texto deve chamá-los para a ação. Esta é a maneira mais limpa de obter tráfego direto barato usando impulsionamentos de postagens direcionados ao seu público existente e seus amigos.





Tráfego direto para o seu site alvo


A próxima opção é promover uma URL de destino diretamente. Não mostra um post da sua página. Ele só vai diretamente para o seu site de destino emparelhado com uma imagem. Esta é a opção de tráfego direto no Facebook.


Para ter sucesso com isso, você tem que usar o público sósia com base nos dados de insights de seus usuários engajados. Em outras palavras, sua página no Facebook deve ser madura o suficiente para que você obtenha uma inteligência sólida para o apoiador ou eleitor em potencial que você pode usar para atingir públicos potencialmente interessados no Facebook. Essa é a melhor maneira de fazer isso.


Há outras maneiras. Você pode executar alvos brutos. Basicamente, você não está confiando na visão do usuário. Em vez disso, você está apenas procurando por uma faixa etária e uma localização geográfica. Você também está usando gênero.


Em certas situações, isso pode valer a pena. Na verdade, você pode obter melhores resultados do que audiências parecidas, mas, de um modo geral, você deve se concentrar em usar a inteligência do apoiador(público) que sua página do Facebook reuniu para que você possa alcançar pessoas que são muito semelhantes a pessoas que você conhece demonstraram um interesse sólido em tudo o que você está promovendo.





Melhores práticas


Use-as para aumentar seus resultados.


Primeiro, fazer pequenos testes. Isso permite que você falhe rapidamente. Pessoas que realmente sabem o que fazer campanha após campanha após campanha do Facebook até que sejam capazes de conectar os pontos e chegar a uma campanha que realmente funcione.


É por isso que você precisa executar testes pequenos e baratos para que você possa facilmente ver quais campanhas estão funcionando e quais falharam.



Em seguida, certifique-se de que seu orçamento é baixo. Normalmente, quando faço uma campanha de paga, isso é bom o suficiente para mim. 7 reais por dia durante sete dias por semana, isso é bom o suficiente para eu ver se um anúncio tem potencial. Então, eu publicaria vários anúncios, estamos falando de 70 reais por dez anúncios rodando ao mesmo tempo.


Terceiro, concentre-se no que funciona. Deixe-me dizer-lhe quando você faz muitos pequenos testes, os vencedores se destacam. Ou eles têm cliques ou não. Essa é a linha de fundo. No entanto, nesta fase, você não está apenas procurando por cliques. Você não está apenas procurando por um anúncio na campanha que recebe muita atenção.


Em vez disso, você também vai procurar uma campanha publicitária que realmente entrega conversões. Você vai ter que configurar seu Pixel do Facebook no seu site de destino, para que você possa rastrear se o tráfego do Facebook passou todo o caminho.


Não estou falando apenas de tráfego produzido quando as pessoas clicam no seu link e vão para uma página de conteúdo e saem.


Isso não vale nada. Isso não vai te ajudar. Esse tráfego tem que ir para a página de conteúdo, ir para a página de captura e, eventualmente, chegar ao CRM. É quando você sabe que sua campanha realmente tem tração.


Concentre-se no que funciona. Foco no que obtém uma alta taxa de clique-through emparelhado com uma taxa de conversão. No entanto, para chegar lá, você está tendo que testar através de muitos anúncios. Isso não vai pular em cima de você. Não vai ser óbvio. Não vai ser fácil.


Uma vez que você tenha identificado esse anúncio e você ajustou-o, em seguida, dimensioná-lo. É assim que funciona. Basicamente, você se concentra no que funciona e depois investe dinheiro de verdade nele.




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Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

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