• Marco Antonio Silva Jorge

Mitos sobre liderança no marketing político que precisam acabar para ter mais sucesso na campanha!


Não se preocupe se você não acha que é um "grande líder no marketing político" naturalmente.


É perfeitamente bom sentir que há outros lá fora mais adequados para papéis de liderança e, na verdade, poucos de nós nos vemos como líderes natos até sermos empurrados para o papel.


A boa notícia é que a maioria dos líderes no marketing político são feitos em vez de nascidos e isso significa que você pode desenvolver as habilidades necessárias "no trabalho" por assim dizer. Parte disso significará fazer sua pesquisa, o que você está fazendo agora... Muito bem!


Infelizmente, porém, o que não ajuda é que há muita desinformação por aí, tornando as coisas mais difíceis para nós.


Há muitos mitos predominantes sobre liderança no marketing político que não fazem nada além de nos levar ao caminho errado.


Aqui estão alguns dos piores...




Ser um líder no marketing político envolve gritar


Uma coisa que as pessoas pensam é que ser um líder significa "estar no comando" e que isso, por sua vez, significa acabar com sua autoridade e gritar para as pessoas repreendê-las quando necessário.


Mas embora isso possa ter sido verdade nos anos 50, é uma abordagem descontroladamente ultrapassada hoje. Para começar, gritar simplesmente faz você parecer fora de controle e emocional – em vez de calmo e recolhido.


Além disso, gritar sugere que você está no comando de outra pessoa; Você não é. Tudo o que você é está em uma posição onde você pode escolher o próximo curso de ação.


Isso é devido a um acordo entre você e a pessoa que você está instruindo e eles podem optar por rescindir esse contrato a qualquer momento, assim como você. Trate as pessoas com respeito, mesmo quando não estão ouvindo a razão.




Líderes no marketing político devem ser 'Um dos Caras'


Por outro lado, porém, não é pertinente tentar ser 'companheiros' com sua equipe. Embora isso possa parecer atraente, a realidade é que levará a mais problemas.


Torna mais difícil quando você tem que tomar decisões difíceis, pode levar a acusações de que seus sentimentos pessoais estão ficando no caminho e às vezes pode cruzar uma linha em desrespeito. Seja amigável, mas tente separar negócios e prazer pelo menos no escritório.




Ser líder no marketing político significa ser ousado e corajoso


Ser um líder não significa que você tem que ser corajoso e corajoso. Isso não significa que você precisa ter ombros largos e um peito enorme, ou confiança infinita.


Todos os líderes são humanos (exceto Optimus Prime) e isso significa que eles têm fraquezas, falhas de caráter e auto-dúvida, assim como todos os outros. Ser um líder não é sobre quem você é, mas é sobre o que você faz!





Como dar instruções corretas


A maneira como você dá instruções será uma das características mais importantes de você como um líder no marketing político. Porque, em última análise, isso é o que vai compor a maioria do seu trabalho!


Como líder no marketing político, você vai passar a maior parte do seu dia-a-dia pedindo às pessoas para fazer as coisas e, em seguida, verificando que eles são feitos corretamente.


Mas para fazer isso bem, você precisa saber como dar instruções e como garantir o melhor resultado.


Aqui está o que você precisa fazer...




Seja claro e preciso


A primeira e mais importante coisa que você precisa fazer é ser claro e preciso. A razão para isso é que você precisa ser capaz de evitar erros e mal-entendidos.


Se você der instruções pouco claras, então isso levará a sua equipe ou precisa pedir mais informações e esclarecimentos de você ou para eles cometerem erros que levam a grandes problemas e possivelmente perder seu dinheiro.


Isso significa que o bom líder no marketing político também é um bom comunicador por padrão. Se você não é um bom comunicador... treinar-se para ser!





Explique o Porquê


O que é ainda mais importante, porém, é que você explique o porquê no que você está pedindo às pessoas para fazer. Na verdade, melhor ainda é pedir às pessoas para alcançar um certo resultado, dizer-lhes por quê e não dar instruções sobre como.


Isso primeiro faz de você um líder mais prático e menos de um micro gerente. As pessoas gostam disso porque dá mais satisfação no trabalho e faz com que se sintam confiáveis.


Além disso, explicando o que e por que mais do que como vai permitir que sua equipe seja flexível quando necessário.


Digamos, por exemplo, que você diga à sua equipe que eles precisam imprimir 500 panfletos e entregá-los ao redor do bairro. O que acontece se as impressoras quebrarem? Ou se as estradas estão cobertas de neve? Agora sua equipe ficará presa, ou eles virão até você para pedir direção.


Em vez disso, diga à sua equipe que eles precisam obter 500 anúncios na área local. Isso abre agora muitos planos de contingência e outras opções. Eles poderiam talvez terceirizar a criação de folhetos para uma empresa de impressão, por exemplo, ou eles podem usar e-mail em vez disso ou anunciar na prefeitura.


De qualquer forma, eles agora alcançaram a mesma coisa mais rápido e com mais satisfação porque eles não tiveram que pedir sua permissão para cada pequeno desvio no plano!





Como motivar e inspirar sua equipe


Quer motivar sua equipe e fazê-los trabalhar melhor e mais rápido?

Então você deve apenas oferecer-lhes bônus para trabalhar mais e mais rápido direito? Ou introduzir a ameaça de punição para aqueles que demoram muito? Errado!


Quando você introduz penalidades e recompensas, você encoraja um trabalho mais rápido e desleixado que é mais propenso a levar a erros. Além disso, é que você encoraja as pessoas a pisar umas nas outras para chegar ao topo. E você sufoca a criatividade!


Então, o que você faz em vez disso?




Motivação Intrínseca vs Extrínseca


O problema é que ambas as soluções envolvem motivação extrínseca. Isso significa que a motivação vem de outros lugares; que a atividade não é gratificante em si mesma. Isso significa que a equipe vai simplesmente querer terminar rápido e ir para casa!

Por outro lado, porém, se você pode fazê-lo de modo que a atividade em si é gratificante, então você vai descobrir que eles naturalmente trabalham mais duro por sua própria vontade.


Então, como você cria essa mudança?




Propriedade


Uma solução é dar à sua equipe algum grau de propriedade sobre o que eles estão fazendo e dar-lhes crédito por suas recompensas. Uma boa maneira de fazer isso? Para colocar o nome deles no que eles criam!


Há uma grande razão por trás disso funcionar e que é que dá-lhes um senso de orgulho em seu trabalho. Isso, por sua vez, torna o trabalho gratificante – este é o projeto deles.


Se tudo correr bem, então eles podem se gabar disso. E se eles podem se gabar disso, então isso vai beneficiá-los.


Ao mesmo tempo, também é importante dar à sua equipe algum grau de controle sobre o que eles estão fazendo. Isso significa garantir que eles possam tomar decisões se precisarem e assumir a responsabilidade necessária que vem com isso.


Mais uma vez, isso faz com que o projeto se sinta mais como se fosse realmente 'deles' e os torna muito mais felizes em trabalhar mais horas como resultado.


Claro, há outras maneiras de fazer o trabalho divertido também! Introduzir muitas pausas, mudar o ambiente de trabalho e até mesmo gamificar certos aspectos pode fazer uma grande diferença na maneira como sua equipe trabalha e se comporta – então dê uma chance!





A Maior Dica


Mas a maior dica de todas? Certifique-se de ter as pessoas certas em sua equipe em primeiro lugar. Algumas pessoas não acham o que você está fazendo excitante. E eles são as pessoas erradas para sua organização!




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Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

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