• Marco Antonio Silva Jorge

12 maneiras poderosas de aumentar o envolvimento para obter mais tráfego gratuito com o Facebook

Se você quer mais tráfego gratuito do Facebook, então a melhor maneira de fazer isso é aumentar a quantidade de engajamento que você recebe com suas postagens. Engajamento é uma ação que um usuário do Facebook toma em relação às suas postagens.



As formas de engajamento mais populares são comentar, gostar de suas postagens e compartilhá-las, mas o engajamento pode assumir outros formulários, como clicar em links e marcar você em outras postagens. Todo esse engajamento ajuda você a melhorar seu alcance orgânico.



Quando seus posts tiverem muito engajamento isso ajudará a obter maior exposição nos feeds de notícias de seu público. Obter mais compartilhamentos e curtidas irá ajudá-lo a alcançar a rede estendida de seu público.



Ter um público engajado deve estar no topo da sua lista de prioridades quando você quiser dirigir o máximo de tráfego gratuito do Facebook possível. Não há nada melhor do que ter um público no Facebook que queira interagir com você e sua marca.







1) Postar em momentos perfeitos


Você sabe que o aumento do engajamento pós-cabeça vai favorecer o Facebook e seu algoritmo vai ajudá-lo a estender o seu alcance. Portanto, vale a pena identificar os melhores momentos para fazer postagens e deixar esse timing realmente perfeito.


É apenas senso comum – se você adicionar seus posts nos momentos em que seu público é o mais ativo, então você aumenta significativamente suas chances de obter mais compartilhamentos, curtidas e comentários. Felizmente, há pesquisas orientadas a dados para ajudá-lo a identificar os melhores tempos de postagem em mídias sociais para que você possa alinhar seu cronograma de postagem com estes.


Postar em momentos aleatórios e esperar muito engajamento não faz sentido. Então vá ao seu mecanismo de busca favorito e procure "os melhores momentos para postar no Facebook". Você verá os resultados da pesquisa baseada em dados que você usar.


Existem várias ferramentas de agendamento de conteúdo do Facebook disponíveis e recomendamos que você olhe para essas. A maioria oferece um serviço gratuito, mas haverá limites no número de postagens que você pode agendar. Você deve ser capaz de encontrar uma ferramenta de baixo custo que irá ajudá-lo a sincronizar seus dias e horários de postagem para obter resultados ótimos.




2) Publique conteúdo centrado no fã


Você dá ao seu público o que eles realmente querem no Facebook? A maioria dos profissionais de marketing não fazem isso e então se perguntam por que seus níveis de engajamento são tão baixos. Digamos que você é um restaurante local usando o Facebook para marketing. Isso significa que tudo o que você posta tem que ser sobre comida ou bebida – certamente não!


Quando você pensa sobre isso, há apenas tanto que você pode falar sobre qualquer nicho no dia a dia. O que você não quer fazer é começar a repetir seu conteúdo, porque se você fizer isso você certamente perderá parte do seu público.


Pense no seu conteúdo do Facebook dessa forma – é sobre o seu público e não sobre você! Claro que você quer que seus fãs saibam, gostem e confiem em você, mas você não quer forçar-se goela abaixo do seu público o tempo todo.


O que você precisa fazer é encontrar algum conteúdo atual que envolva seu público. Uma boa maneira de fazer isso é fazer algumas perguntas a si mesmo:


Que eventos do mundo real posso usar em meus posts?


Há sempre algo acontecendo que você pode usar para ligar o seu negócio. Por exemplo, todo ano há o Dia Internacional da Mulher para que você possa criar um post sobre como você encara isso e você está oferecendo metade do preço para as senhoras em seu restaurante.


Que fatos ou estatísticas interessarão ao meu público?


Se você está no ramo de restaurantes, então há fatos e estatísticas divulgados o tempo todo sobre obesidade, alimentação saudável e assim por diante. Você pode realmente usá-los a seu favor. Pergunte ao seu público como eles se sentem sobre a estatística ou fato e assista os comentários rolarem.


Como você pode fazer seu público rir?


Esta é uma pergunta muito boa. As pessoas gostam do Facebook porque mantêm contato com seus amigos e familiares e podem ser entretidas. Então entretê-los! Existem milhares de vídeos engraçados no YouTube, por exemplo, e você deve ser capaz de encontrar algo que se relacione com o seu nicho.


É realmente tudo sobre a sua audiência. Fazer postagens sobre você ou seu negócio não vai gerar muito engajamento. Use uma regra 80/20 aqui – 80% do seu conteúdo é para o seu público e 20% é sobre promoção.


Seu público vai apreciar que seu conteúdo é um "saco misto". Isso vai deixá-los mais curiosos sobre o que você vai postar a seguir. Eles vão esperar para ver seus posts futuros que é simplesmente perfeito.




3) Identifique suas postagens populares


Se você tem feito postagens no Facebook por um tempo, então você pode facilmente identificar quais de suas postagens foram as mais populares com o seu público. Ao olhar para dentro assim, você pode ver que tipo e formato de conteúdo realmente ressoa com seu público.


É provável que você tenha alguns posts que realmente tiveram um bom desempenho. Eles têm uma tonelada de compartilhamentos, curtidas e comentários porque seu público realmente adorou o conteúdo. Não apenas descarte esses posts como algo fora do comum – analise-os para ver por que eles se saíram tão bem.


O objetivo aqui é aprender tudo o que puder com seus posts de sucesso para que você recrie esse amor de noivado com seus posts futuros. Você usou um meme atraente? Você respondeu uma pergunta específica em detalhes? Você mostrou ao seu público como fazer algo útil?


É tão fácil para você manter seus fãs engajados com seus posts de alto desempenho usando o Facebook Insights. Você pode ver todos os seus posts e a quantidade de engajamento que eles receberam, bem como o alcance dos posts.



4) Coloque suas fotos em ordem


Os usuários do Facebook sempre serão mais atraídos por visuais de boa aparência. A grande maioria do conteúdo na plataforma é baseada em imagens. A razão é óbvia – é muito mais interessante do que um monte de texto ou um link chato. Então, uma das coisas mais fáceis que você pode fazer para aumentar seu engajamento no Facebook é colocar suas fotos em ordem.



Seu público não quer ver muitas fotos de ações em seus posts. Tantos profissionais de marketing fazem isso e nunca funciona tão bem. Os tipos de imagens que você usa em seu post farão uma diferença significativa nos seus níveis de engajamento.



Então, qual é a resposta? Tire suas próprias fotos e use-as em seus posts. Esqueça de ser tímido com a câmera – seu público quer saber, gostar e confiar em você, o que você vai ouvir muitas vezes neste post especial.



Eles querem ver você e outras pessoas no seu negócio. Fotos suas e do seu parceiro também são boas. É importante que você use as imagens certas que retratam sua personalidade. Lembre-se sempre que o Facebook é uma plataforma social. Então seja social com suas próprias fotos.



Uma imagem cativante no Facebook literalmente impedirá os usuários em seus rastros. As pessoas tendem a rolar muito para baixo seu feed de notícias e se virem uma imagem interessante, param para dar uma olhada mais de perto. As fotos mais eficazes são paisagens deslumbrantes que têm cores marcantes. Fotos divertidas também são muito populares, então seja criativo!




5) Faça da resposta a comentários uma prioridade


Usar o Facebook para gerar tráfego gratuito raramente é uma atividade de "configurá-lo e esquecê-lo". Você quer que os usuários comentem suas postagens e quando o fizerem você precisa responder rapidamente a esses comentários. Alguém teve tempo para adicionar um comentário, então você precisa respeitar isso e responder de acordo.



Pesquisas mostraram que as empresas que respondem a comentários em suas postagens têm muito mais sucesso no Facebook do que aquelas que não o fazem. Muitas vezes um comentário é na verdade uma pergunta de alguém do seu público-alvo. Outras pessoas terão a mesma pergunta em sua mente, então, respondendo isso, você vai fazer muito do seu público feliz.



Você precisa saber disso – espera-se que as empresas respondam rapidamente aos comentários no Facebook nos dias de hoje. Entendemos que as pessoas vivem em fusos horários diferentes, mas fazem tudo o que podem para responder rapidamente. Pesquisas mostraram que quatro horas é um tempo razoável para uma resposta e atenderá às expectativas de um público do Facebook.



Responder aos comentários que você recebe em suas postagens mostra que você se preocupa com seu público e está ouvindo o que eles têm a dizer. Quando você responder corretamente, você vai encorajar mais do seu público para deixar comentários em posts futuros. Você pode configurar um chatbot para responder rápido por você, se quiser.




6) Alinhe o conteúdo do seu site com o que funciona bem no Facebook


Você quer obter o maior número de compartilhamentos, curtidas e comentários possíveis no Facebook. Quanto mais compartilhamentos, curtidas e comentários você tem, mais você saberá que o conteúdo que você está fornecendo está ressoando com o seu público. Você está dando a eles o que eles querem.


Se você sabe que um certo tipo de conteúdo cria uma grande quantidade de engajamento por que você não adicionaria esse tipo de conteúdo ao seu site ou blog? Há muitas pesquisas e estatísticas para apoiar isso.


O tipo de conteúdo mais popular no Facebook o tempo todo é:


• Testes


• Histórias comoventes


• Guias de "Como fazer"


• Posts de opinião ousados


• Estatísticas chocantes ou surpreendentes


Para replicar isso em seu site não significa que você tem que comprometer a qualidade. Use títulos para seus posts que despertam o interesse dos visitantes do seu site. A maioria será de usuários do Facebook de qualquer maneira e eles vão apreciar isso se você tomar uma posição semelhante com o seu site.




7) Use uma frase de chamariz atraente em suas postagens


Achamos que isso é óbvio, mas você ficaria surpreso com quantos profissionais de marketing do Facebook largam a bola com isso. Você passou muito tempo criando um post perfeito no Facebook e depois não pede para ele fazer algo – isso simplesmente não faz sentido.



Se você quer que as pessoas tomem medidas no Facebook (ou online em geral), então você precisa dizer a elas o que fazer. Algumas pessoas estão desconfortáveis com isso, mas é verdade e você precisa fazê-lo. Você precisa incluir uma chamada para a ação (CTA) com seus posts.



Você precisa ter em mente que o Facebook vem reprimindo posts de "isca de engajamento" há algum tempo. Há alguns anos, você poderia dizer coisas como "esmagar um like no post" e "compartilhar este post com seus amigos". O algoritmo do Facebook restringirá seu alcance se você fizer isso com frequência suficiente.



Mas isso não significa que você deve se esquivar de adicionar um CTA convincente aos seus posts. Você precisa dizer ao seu público que você realmente quer ouvir deles um que sua opinião importa.


Uma das melhores formas de CTA é fazer uma pergunta em seu post. Planeje uma sequência de posts onde você escolherá o cérebro do seu público. Não implore por compartilhamentos, comentários ou curtidas porque isso pode colocá-lo em problemas.




8) Use Vídeo


Os vídeos são imensamente populares no Facebook. Os usuários do Facebook consomem mais de 8 bilhões de vídeos por dia. O fato é que os usuários muito mais cedo assistiriam a um vídeo curto do que ler um monte de texto. Você pode chamar isso de preguiça, mas muitas vezes será preferível ou mais conveniente para o usuário consumir seu conteúdo desta forma.



Se você não está postando vídeos no Facebook, então você está perdendo a oportunidade de dirigir tráfego livre. O problema com os vídeos é que eles levam tempo e esforço (e muitas vezes dinheiro) para fazer, então isso afasta muitos profissionais de marketing. Mas o engajamento que você vai ter de bons vídeos certamente vai valer a pena.



Muitos profissionais de marketing cometem o erro de enviar seus vídeos para o YouTube e, em seguida, postar links para estes no Facebook. Você terá muito mais visualizações se enviar o vídeo para o próprio Facebook. Isso é conhecido como "vídeo nativo" e o Facebook sempre vai preferir isso em vez de links para sites externos como o YouTube.



É claro que você deve ter um canal no YouTube para o seu marketing, o que estamos recomendando é que você pegue esse conteúdo de vídeo e o reaproveita para o Facebook. Fazer um vídeo quadrado em vez do aspecto 16:9 ajudará. Isso porque a maioria dos usuários do Facebook estará em seus dispositivos móveis.



Há uma série de serviços online que você pode usar para criar vídeos "quadrados" do Facebook. Existem algumas opções gratuitas, mas se você planeja postar um monte de conteúdo de vídeo (e você deve) então você provavelmente precisará de uma opção paga. Estes não são geralmente muito expensive.



Algo que realmente impulsionará o engajamento é usar o Facebook Live. Os usuários realmente gostam de conteúdo ao vivo e você pode obter um número significativamente maior de visualizações e, portanto, tráfego, se você for pela rota de vídeo ao vivo.




9) Faça suas postagens curtas


Os usuários do Facebook não querem ler posts longos. Você terá muito mais engajamento se mantiver seus posts brevemente. Se você precisar explicar algo em detalhes, então crie uma breve postagem e um link para o seu site onde mais informações estão disponíveis.



A maioria dos usuários do Facebook vê seus feeds de notícias em um dispositivo móvel. Eles são "scrollers" experientes e se virem um post muito longo de você, eles vão evitá-lo na maioria dos casos. Mesmo os usuários de desktop não apreciarão longas postagens no Facebook. Então, se você está acostumado a escrever posts longos, você precisa sair desse hábito pois suas taxas de engajamento vão sofrer.



Aqui estão alguns bons exemplos de posts curtos que provavelmente obterão um alto nível de engajamento:


• Fazendo uma pergunta rápida ao seu público


• Fornecendo uma citação ou estatísticas interessantes de um artigo onde os usuários podem clicar para ler o artigo na íntegra

• Imagens que contêm declarações espirituosas ou mal-humoradas



Apenas uma única frase pode realmente chamar a atenção do seu público. Eles querem saber mais para que eles cliquem no seu site. Mantendo suas postagens curtas e simples como esta, você aumentará o tráfego gratuito que você recebe do Facebook.



10) Saiba o que seu público deseja


Já tocamos nisso – não é realmente importante o que você acha interessante ou divertido é o que eles acham que realmente importa. Você tem que descobrir o máximo que puder sobre seu público.


O Facebook Insights pode fornecer-lhe as informações que você precisa para entender o seu público. Não ignore esse recurso poderoso, pois ele pode providenciar a você um monte de detalhes que você provavelmente não estava esperando que você pode usar para se conectar melhor com o seu público no futuro.


Uma coisa que recomendamos é criar uma persona para o seu público. Isso envolve identificar um membro do seu público com base em sua idade, sexo, interesses, localização e assim por diante. Você pode encontrar alguns grandes recursos on-line para ajudá-lo a fazer isso.


Se você é novo no marketing do Facebook, entre em grupos relevantes para o seu nicho. Aproveite para passar por vários posts nesses grupos para ver quais tinham os maiores níveis de engajamento. Use o que você encontrar como inspiração para criar seus próprios posts.




11) Faça uma pergunta ao seu público


Não há profissionais de marketing suficientes do Facebook para fazer isso. Os usuários do Facebook gostam de respostas para perguntas. É da natureza humana dar uma resposta quando lhe fazem uma pergunta. Quando você faz as perguntas certas, você verá que seu público responde com um monte de comentários. Quais são as melhores perguntas para você fazer?


Aqui estão algumas boas ideias para você:


• Você concorda que (adicionar uma declaração ou opinião)?


• Como você (perguntar como eles decidem sobre algo, por exemplo)?


• Por que você gosta (um determinado produto etc)?


• Qual é o seu favorito (algo relacionado ao seu nicho)?


Uma coisa boa a fazer com perguntas é perguntar ao seu público que tipo de conteúdo eles querem ver de você no futuro. A melhor maneira de fazer isso é dar-lhes uma lista numerada de escolhas. Tudo o que eles têm que fazer é inserir um número nos comentários. Você pode dizer a eles que se o que eles querem não está na lista e apenas adicioná-lo como um comentário.


Faça o mais fácil possível para o seu público. Apenas perguntar "que conteúdo você quer" exige que eles pensem e depois respondam com sua escolha. Se eles só têm que escolher algo de uma lista e digitar um número que é realmente fácil para eles fazerem. Não espere que seu público trabalhe duro no Facebook porque eles não vão.




12) Stories do Facebook


Se você está familiarizado com os stories do Instagram, você saberá que eles aparecem no topo dos feeds de notícias do usuário. Bem, a boa notícia é que eles trabalham da mesma maneira no Facebook também. Isso vai obter mais atividade ocular para você e deve aumentar o seu engajamento.


Histórias vão ter algum esforço para montar, mas você não precisa se esforçar pela perfeição aqui porque os usuários não esperam isso. Use histórias do Facebook para construir uma conexão mais forte com seu público.


Quando você cria boas histórias no Facebook, você construirá um desejo mais forte dentro do seu público para ver mais do seu conteúdo. Alguns usuários passarão um tempo em sua página do Facebook verificando postagens anteriores que eles perderam.


Há evidências do próprio Facebook que mostram que uma alta porcentagem de usuários se interessou mais por uma empresa ou indivíduo depois de ver suas histórias. Portanto, faça das histórias uma parte regular da sua estratégia de conteúdo do Facebook.




Aumentar seu engajamento é a melhor maneira de obter mais tráfego gratuito do Facebook. Todos os 12 métodos deste relatório especial funcionam e são fáceis de fazer. Dar ao seu público o que você quer é o nome do jogo. Então implemente essas técnicas a partir de hoje e veja seus níveis de engajamento subirem – e seu tráfego livre também.



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