• Marco Antonio Silva Jorge

5 maneiras para lidar com notícias falsas"fakenews"e sobrecarga de informações na política e na vida


As fakenews e a sobrecarga de informações tornou-se mais proeminente nas últimas décadas desde a invenção da Internet. Entre as mensagens de whatsapp, os textos, tweets, e-mails e o fluxo interminável de feeds de notícias no Facebook, os vídeos virais que não podemos deixar de assistir, as inúmeras fotos e vídeos que tiramos e os múltiplos números de telefone que coletamos, ficamos sobrecarregados e sobrecarregados com, principalmente, informações desnecessárias e irrelevantes.


Com informações 24 horas por dia, 7 dias por semana, que estão disponíveis para nós com um simples clique de um mouse, estamos criando e digerindo dez vezes mais informações do que há apenas dez anos. Com todas essas informações, podemos sucumbir rapidamente à sobrecarga de informações e à queda dos efeitos adversos que ela tem sobre nossa saúde e bem-estar mental.

Infelizmente, nossas mentes não foram projetadas para lidar com tanta informação, e podem rapidamente ficar sobrecarregadas à medida que tenta processar todas as informações a que estamos expostos diariamente. A sobrecarga de informações, incluindo as fakenews, pode não apenas dificultar nossa produtividade, mas pode nos deixar estressados, deprimidos e cansados. Nossas mentes conscientes são projetadas para prestar atenção em não mais do que quatro coisas simultaneamente, de acordo com Daniel J. Levitin, autor de The Organized Mind. Se formos muito mais além disso, começamos a exercer um julgamento mais pobre, perder o foco e perder a noção de coisas importantes.


Para reduzir os efeitos da sobrecarga de informações e das fakenews sobre nosso bem-estar mental e saúde, temos que fazer um esforço consciente para reduzir a inundação de informações que consumimos e limpar nossas mentes de todas as informações desnecessárias que acumulamos diariamente. Aqui estão cinco segredos para aprender a pensar diretamente novamente, superar a procrastinação e gastar menos tempo fazendo mais para que possamos seguir em frente e gerenciar melhor as informações a que estamos expostos no futuro.




1ª Maneira

Tire as coisas da sua cabeça


Quanto mais informações tentamos enfiar em nossas mentes, menos nossos cérebros são capazes de processar com precisão as informações, levando a danificar nossas memórias de curto prazo. Isso porque nossas mentes foram projetadas com uma quantidade limitada de espaço e capacidade de lidar com informações e fakenews. De fato, nos últimos dez anos, criamos mais informações do que em toda a história humana antes disso. A melhor maneira de lidar com este problema é limpar completamente sua mente de toda a bagunça e barulho realizando um despejo cerebral.


Fazer um despejo cerebral significa criar uma extensa lista de tudo o que você tem flutuando em sua cabeça, seja essencial ou não. Aproveite para anotar qualquer pensamento que interrompa seu fluxo de trabalho imediatamente. O simples processo de escrever esses pensamentos ajuda a tirá-los da sua cabeça. Realizar um despejo cerebral permite que você limpe rapidamente sua mente das informações irrelevantes e fakenews que estão interferindo na sua capacidade de se concentrar na tarefa à sua frente. Limpar sua mente dessa forma também dá ao seu cérebro permissão para relaxar seus circuitos neurais para que você possa concentrar sua atenção em outra coisa.


Uma vez que você tenha seus pensamentos no papel, você precisa gastar algum tempo priorizando cada um dos itens em grupos separados. Você deve ter uma categoria para coisas que você tem que fazer hoje, coisas que você pode delegar, coisas que você pode fazer esta semana, e coisas que você pode deixar cair. Guru da produtividade, David Allen chama essas categorias: fazê-lo, delegar, adiar e deixá-lo cair.


Se há um item na sua lista que você simplesmente não pode ser risco, pode ser porque é mal definido e não pode ser acionável. Dê uma olhada mais de perto nesses itens e dividi-los ainda mais em subcategorias e criar passos acionáveis que você pode tomar para completar cada item.





2ª Maneira

Pare de Ser Multitarefa


Por muito tempo, as pessoas consideraram a multitarefa como uma ótima maneira de aumentar a produtividade. No entanto, estudos recentes mostraram que o efeito oposto acontece quando você multitarefa. Infelizmente, esses estudos descobriram que quando você se envolve em multitarefas, sua produtividade de fato diminui. Multitarefa custa você forçando você a decidir entre responder ou não a um texto, como você deve responder, como você deve arquivar um e-mail, se você deve ficar com o que você está trabalhando atualmente ou passar para a interrupção.


Toda a pequena decisão que você tem que tomar quando você multitarefa, use a quantidade finita de glicose oxigenada que seu cérebro contém. A glicose oxigenada é o combustível que sua mente precisa para se concentrar em uma tarefa. Alternando continuamente entre tarefas, usa rapidamente sua quantidade limitada de glicose oxigenada, o que o levará a se sentir exausto, ansioso e desorientado. Quando nos concentramos em uma tarefa de cada vez, usamos menos dessa glicose e gastamos menos energia do que se tivéssemos nos envolvido em multitarefas. Focar em uma única tarefa de cada vez também reduz a necessidade do nosso cérebro para que a glicose oxigenada funcione.


Multitarefa nos leva de outras maneiras também. Ao contrário da crença popular, multitarefa não te poupa tempo. Quando você pula para frente e para trás entre as tarefas, você levará mais tempo para completar as tarefas do que se você teria focado em cada tarefa separadamente. A multitarefa também resulta em mais erros sendo cometidos, o que pode resultar em uma perda de 40% na produtividade.


A melhor maneira de vencer a sobrecarga de informações é parar de multitarefa e fazer um esforço consciente para se concentrar em uma tarefa de cada vez.




3ª Maneira

Limite as distrações por e-mail e mensagens de whatsapp, telegram, facebook e Instagram


Estudos mostraram que apenas ter a oportunidade de se envolver em multitarefas é prejudicial ao seu desempenho. Dr. Glenn Wilson, professor de Psicologia do Gresham College of London, descobriu que apenas ter uma mensagem de e-mail não lida em sua caixa de entrada enquanto você está tentando completar uma tarefa pode diminuir seu QI efetivo em 10 pontos. Ler Posts, Mensagens de "ZAP" ou Ter e-mails entrando em sua caixa de entrada a cada poucos minutos é terrível para suas habilidades de tomada de decisão e prejudica seu julgamento.


Existem várias coisas simples que você pode fazer para limitar as distrações do whatsapp, redes sociais e de e-mail e enganar seu cérebro para se manter no caminho certo. O primeiro passo que você precisa dar para limitar as distrações do e-mail é organizar sua caixa de entrada. Muitos dos aplicativos de mensagens e e-mail populares hoje permitem que você crie arquivos e regras separados para organizar suas mensagens recebidas rapidamente. Utilizar essa ferramenta útil pode impedir que mensagens e os e-mails se acumulem em sua caixa de entrada. Ao aplicar regras em sua caixa de entrada, você pode mover as mensagens mais importantes para uma pasta separada automaticamente, facilitando a localização delas mais tarde.


Em seguida, você deseja desativar suas notificações para que você não esteja sempre sendo interrompido pelo sino de mensagens recebidas. Muitas pessoas têm seus programas de e-mail configurados para trazer e-mails chegando automaticamente ou para verificar a cada cinco minutos para novas mensagens. Se você está verificando seus e-mails a cada cinco minutos durante o seu dia de trabalho, você está verificando-o 200 vezes. São 200 interrupções que prejudicam suas habilidades de decisão e julgamento. Finalmente, para limitar as distrações do e-mail durante o seu dia, agende duas ou três vezes durante o dia para verificar e responder ao e-mail.





4ª Maneira

Engula um Sapo logo pela Manhã


Em 2001, um palestrante motivacional, apresentou ao mundo o conceito de engolir um sapo. Quando se trata de sua produtividade, o sapo é a única coisa que está na sua lista de tarefas que você não tem motivação para completar. Infelizmente, quando você tem itens como este na sua lista de tarefas, você tende a procrastinar em terminá-los.


Todos os dias começamos com uma quantidade finita de energia que tem que durar o dia todo. Essa pequena quantidade dessa energia é usada toda vez que temos que tomar uma decisão, e não importa se a decisão é importante ou trivial. Cada vez que temos que tomar uma decisão, como se usar uma caneta azul ou preta, ou se você deve optar por cirurgia ou radiação, ela consome um pouco da glicose que é usada para energia. Quando esgotamos nossas reservas de glicose, ou os níveis de energia ficam esgotados.


Quando você tem decisões importantes a tomar, você deve fazê-las no início do dia, quando seus níveis de glicose estão em seus níveis mais altos. Se você enfrentar a tarefa mais significativa e mais importante em sua lista de tarefas logo pela manhã, o resto do seu dia será melhor.


Agir é a chave para vencer a sobrecarga de informações e fakenews. Então, seja qual for a tarefa mais desagradável da sua lista, faça logo pela manhã, sem depois de exagerar. Disciplina-se a trabalhar nesta tarefa até que você a complete com sucesso. A satisfação de ter alcançado algo desencadeará a produção de Endorfinas e Dopamina do seu cérebro, dois produtos químicos naturais responsáveis pelo prazer e felicidade, permitindo-nos manter focados, motivados e produtivos ao longo do dia.


Todas as manhãs, você quer reservar o tempo sem distrações para adotar a mentalidade correta de que a tarefa em questão é a coisa mais importante que você pode estar fazendo no momento. Para ajudar a remover o estresse de escolher a tarefa apropriada, escreva sua lista de tarefas à noite, priorize as tarefas e escolha seu sapo. Assim, tudo que você tem que fazer na manhã seguinte é agir.




5ª Maneira

Utilize a Regra dos Cinco Minutos


Muitas pessoas têm problemas com sua produtividade apenas porque estão sobrecarregadas com todas as tarefas que precisam completar. Eles tendem a passar por sua lista de tarefas para o seu dia e pular sobre as que eles acham que são muito difíceis. Embora possa não parecer um grande problema, a realidade é que quando o número de casos aumenta diariamente, eles podem se tornar incrivelmente destrutivos para sua produtividade.


Se você sente que tem tanta coisa em nossa mente que você não sabe por onde começar, você não está sozinho. Isso tem a ver com sua falta de clareza na maneira como você processa as coisas e utiliza sua memória de trabalho. Quando sua mente fica sobrecarregada, ou você está tentando processar informações complexas, não há nenhuma maneira que seu cérebro possa processar rapidamente as informações para que você possa avançar de uma tarefa para outra. É aqui que a regra de cinco minutos pode ser útil.


O sistema é simples de implementar no seu dia, e se usado corretamente resultará em você obter uma tonelada de trabalho feito em um pequeno período de tempo. Para usar o sistema, todas as manhãs liste o número de tarefas que você tem para o dia. Para cada tarefa em sua lista, atribua um bloco de tempo em incrementos de cinco minutos. Isso é seguido por outras vezes em incrementos de 5 ou 26. Sua lista deve ser mais ou menos assim.


Telefonemas... 5, 10, 26

Mensagens ou Email... 5, 26, 26

Apresentação... 5, 26, 52

Parar... 5

Arrumar documentos... 5, 10


Quando terminar de escrever sua lista e atribuir blocos de tempo, comece no topo da sua lista e comece a trabalhar em cada tarefa por cinco minutos. Após os primeiros cinco minutos, mude-se para as próximas tarefas e trabalhe nela por cinco minutos, movendo-se eficientemente para baixo de sua lista. Quando terminar o último item da sua lista, volte ao topo, trabalhando com o incremento da próxima vez, e assim por diante.


Os primeiros cinco minutos são a chave para encontrar o impulso que é fundamental para lidar com o período de 26 minutos onde você realiza a maioria de suas tarefas. Implementar este método em seu dia de trabalho ajudará a tornar o tempo passar mais rápido e permitir que você aumente sua produtividade.




Lidar com a sobrecarga de informações e as fakenews é uma parte inevitável na política e em nossas vidas no mundo agitado e baseado em informações de hoje. Nossa habilidade de acessar informações 24 horas por dia, sete dias por semana, nos levou a consumir mais informações do que nossos cérebros podem processar. Ao implementar essas cinco maneiras em seus dias, você pode começar a vencer a sobrecarga de informações e começar a viver uma vida e até mesmo seu marketing político ou pré-campanha mais saudável e produtiva.





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Interidade Cursos Online e Marketing Político, Home Office e Negócio © 2021 by Marco Antonio Silva Jorge is licensed under CC BY-NC-ND 4.0

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